terça-feira, 4 de junho de 2013

Apresentação de Marta Maria



Apresentação de Marta Maria Lazarin Ricci 


Moro em Campinas, mas sou catanduvense... Cursei Letras e Linguística, fiz Mestrado, na Unicamp, tenho dois filhos lindos, adolescendo, dois cachorros... e até dois empregos! rsss Trabalho na rede pública, no magistério, há quaaaase 25 anos (falta pouco! rsss), e na particular, há 23 anos. Convivo com duas realidades bem diferentes, com heterogêneas classes sociais, alunos múltiplos, estou sempre aprendendo a olhar de um modo novo cada experiência, cada situação do cotidiano, cada momento do ensinar e aprender... Do que mais gosto? Claro que se não gostasse tanto de meu trabalho, das escolas, dos meus alunos, não acumularia essa função duplamente... Mas tento repartir um pouco do meu tempo com algumas leituras, sobretudo, acadêmico-teóricas sobre linguagem e educação; adoro poesias, músicas, jornal e caminhadas... amo a vida!

Abraços,

Apresentação da Eliana Maria Neppi

                     Apresentação da Eliana Maria Neppi

Eu sou uma pessoa ativa e 'simpática'. Gosto de passear, de ler bons livros, de ir ao cinema, de fazer compras no shopping, de viajar para conhecer lugares e pessoas interessantes. Leciono há 26 longos anos e espero que a profissão de docente seja mais valorizada. Adoro meu namorado e minha família!

Há 15 anos estou no Felipe Cantúsio, no Parque Industrial. Gosto muito de todos que trabalham lá e dos alunos também!Já completei a segunda geração de alunos! Estou com um garotinho no 6º ano - Ezequiel - que é filho do meu ex-aluno Ricardo! 

Encontro sempre os ex pelos shoppings, pelo face, por aí e fico muito contente quando eles falam que se casaram, que estão terminando a faculdade ou que ainda não conseguiram por conta da mensalidade alta...aí eu fico triste!! Torço por eles e espero que Deus sempre esteja iluminando o caminho de todos!

Parabéns a nós, professores, que estamos em sala de aula apesar de tudo! Bjs!!!

Depoimento da Marta



Depoimento da Marta Maria Lazarin Ricci

Experiências iniciais com a palavra escrita

Olá, colegas! Tudo bem?
Se me permitem, compartilho nesse blog um depoimento sobre alguns mergulhos no mundo das palavras...

Lembro-me bem de certos episódios da minha infância, quando comecei a fazer as redações escolares... Um deles é que havia muitos estímulos de imagem, apresentados pela professora, para que escrevêssemos e, depois, lêssemos os textos, de modo que nós, os alunos, deveríamos relacionar algum enredo a elas, ou seja, criar situações que traduzissem a linguagem não verbal apresentada. Muitas vezes, fui incentivada na arte de escrever textos pelo meu saudoso e falecido pai - de origem italiana, estudioso, professor, advogado, escritor de livro sobre Direito Tributário (“Vá, filha, fazer Direito na vida”...rsss), dentre outras profissões - enfim, um homem que conhecia o português culto, que me dava infinitas ideias para fazer os textos solicitados na escola, nas aulas de Português. Via os olhos de meu pai brilharem ao dizer as ideias e frases, ao reproduzir seus pensamentos, ao ditar, algumas vezes, partes da redação... experiências múltiplas que me despertaram o gosto pela escrita e leitura, pela elaboração dos textos... mesmo tendo, muitas vezes, de jogar fora alguns, recomeçar, apagar trechos de outros e refazer, refazer... como bem apontou Scliar em seu depoimento: A cesta de lixo é a grande amiga do escritor”. Escrever é uma prática, é um exercício, que deve ser sempre retomado, revisto, impulsionado... Citando Gil, "basta ter vontade, entusiasmo", sobretudo, quando há incentivo, não é mesmo?
E que bom foi nos aventuramos nessa prática desde a infância!!!

Um grande abraço a vocês!
Marta

Apresentação da Patrícia




Patrícia Nogueira
Em quarenta e dois anos, vinte e um completados trabalhando como professora estadual. Trabalho na escola Ana Rita Godinho Pousa, em Campinas. Estou sempre em atividades diferentes pela escola. Gosto muito do que faço. Amo minha família e todo tempo que posso estou com eles. Faço artesanato desde pequena e aprendi sudoku recentemente. Estou sempre procurando um curso novo para fazer.