segunda-feira, 17 de junho de 2013

"O homem que soltava pum" de Mário Prata

O Homem que Soltava Pum

Editora Escrita, 1983 (3 primeiras edições) 
Editora Siciliano, 1998 (4ª edição)
Ilustrações: Patricio Bisso
Mario Prata, que sempre escreveu muito bem para gente grande, que faz teatro, aparece com uma história incrível para crianças… Ágil, divertida, gostosíssima de ler, vai num pique daqueles…
Acontecem milhares de coisas, desde as mais simplesinhas até as mais inesperadas: tranquilas festinhas de aniversário, programas de TV, incêndio num prédio de 100 andares, pessoas assaz famosas (e ilustres desconhecidos) que soltam os seus puns… Afinal quem não solta? E tudo aparecendo num ritmo cada vez mais frenético, cada vez mais cheio de surpresas, escrito de um jeito que não dá pra desgrudar o olho do livro… Os desenhos do Patrício Bisso não podem ser melhores. Cheios de graça, de detalhes que a gente só percebe na quinta vez que vê (e olhe lá…). Não tem roupa, chapéu, jeito de sentar, objeto de decoração, penteado e mil coisas mais que não seja transadíssimo…
Uma história que acontece na cidade!!! Nos dias de hoje, com gentes comuns, vivendo situações engraçadas e com preconceitos em relação às coisas mais normais do mundo (como soltar puns, ora, ora…). Um livro delicioso de ler, de ver… Um grande barato!!!
Fanny Abramovich

Curiosidades sobre o avestruz

 http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/voce-sabiaavestruz
O avestruz é a maior ave do mundo, só que não voa! Veja 10 curiosidades sobre o bicho
                                           Esta ave adora viver em lugares bem calorentos
 
                Veja dez curiosidades sobre o avestruz, que se origina da África
1. O avestruz é a maior ave que existe. Mas ele não voa. Suas asas servem de proteção e ajudam o bicho a se equilibrar quando corre.
 
2. Existe apenas uma espécie de avestruz. Ela é originária da África, onde a ave vive nas savanas e estepes. Como é muito resistente e se adapta a vários climas, foi levada para várias partes do mundo, inclusive o Brasil.
 
3. O avestruz adora calor. Ele consegue suportar temperaturas muito altas, de cerca de 55 graus centígrados.
 
4. O alimento preferido do avestruz é um besouro que tem cor de metal. Por isso, tudo o que brilha chama a atenção dele e pode acabar comendo pregos, relógios e outros objetos por engano.
5. O avestruz também engole areia e pedregulhos. Ele tem dois estômagos. Um deles digere os alimentos pela ação de enzimas. No outro, os pedregulhos ajudam a triturar o que não foi dissolvido pelas enzimas.
6. Essa ave é tão gulosa que costuma colocar a cabeça em buracos para procurar mais comida. Ela não faz isso porque é tímida, não.
                                              Seus olhos são maiores do que seu cérebro!
7. O avestruz é gigante, mas tem a cabeça bem pequena. Tanto que os olhos dessa ave são maiores do que o cérebro. As pernas são musculosas e dão chutes fortes nos inimigos. Os pés têm dois dedos, apenas um deles com unha.
 
8. O avestruz macho é maior do que a fêmea. Ela faz o ninho, bota cerca de 50 ovos, dois por semana, e choca-os durante o dia. À noite, é a vez de o macho aquecer os ovos com o corpo.
9. O ovo de avestruz é o maior que existe. Pesa quase 1 quilo e meio e seu tamanho corresponde a 25 ovos de galinha. A casca é tão grossa que é usada por alguns povos para carregar água e comida.
 
10. O filhote de avestruz nasce depois de 40 dias em que o ovo é chocado, aquecido pelo corpo dos pais. Com 1 dia de vida ele já deixa o ninho e com 1 ano já está do tamanho de um avestruz adulto.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"O homem que soltava pum" de Mário Prata



"Avestruz" de Mário Prata - Situação de Aprendizagem



                                        Texto AVESTRUZ, de Mário Prata

PROPOSTA DE SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – Atividades fundamentadas nas estratégias de leitura (Rojo: 2004)

1. Verificação de hipóteses e do conhecimento de mundo do aluno

Fazer uma sondagem sobre o conhecimento do aluno a respeito das aves. O professor contribuirá com seleção prévia de materiais sobre a ave “avestruz” e os demonstrará em sala, de modo a buscar um aprofundamento do conhecimento do aluno, solicitando, para tanto, uma pesquisa posteriormente.

Perguntar sobre possíveis filmes assistidos, cuja temática é sobre animais, particularmente, aves.

2. Antecipação de conteúdos do texto (Segundo Rojo, essa etapa traduz a predição de conteúdos ou propriedades dos textos)

Perguntar aos alunos como seria um texto cujo título é “Avestruz” (nessa etapa, exemplificamos diversos gêneros textuais, no sentido apresentado por Schneuwly (1994), como “um (mega)instrumento para agir em situações de linguagem”.

O aluno levantará hipóteses sobre o conteúdo do texto a ser lido, bem como sobre a forma do texto, o que fará que ele não fique preso a cada palavra do texto.

3. Checagem de hipóteses

O aluno, durante a leitura do texto, estará checando - confirmando ou desconfirmando – as suas hipóteses.

4. Localização e comparação de informações

É possível extrair do texto informações sobre as características da ave em questão?

Quais são os principais acontecimentos que constituem o enredo?

5. Busca de generalização

Conclusões gerais sobre a história e os fatos apresentados, caracterização de personagem, a partir de suas ações, e do narrador, com base na condução da narrativa.

6. Inferências locais

Estudo do vocabulário, da expressão latina (nome científico), enfim, de palavras desconhecidas, através de estratégias de inferência (contexto imediato do texto) e do significado já construído.

7. Inferências globais

Verificação de implícitos ou pressupostos do texto, através de pistas do autor, da significação já construída e dos conhecimentos de mundo. Exemplos seriam a relação do avestruz com a comercialização e a referência religiosa sobre a criação dos seres em geral, que são apontados no texto.

8. Recuperação do contexto de produção do texto

Pesquisa da biografia de Mário Prata.

 Em qual veículo de comunicação ele escreve?

Quais os tipos de textos são mais escritos e para que público?

 Seus textos são mais de suspense, de humor, de amor? Sua linguagem é rebuscada ou simples?

Suas mensagens são positivas ou negativas?

9. Definição de finalidades e metas da atividade de leitura

O aluno fará uma pesquisa sobre o ‘Avestruz’: em que país ele é mais encontrado; como é seu habitat; quanto custa o quilo de sua carne; qual a classe econômica que consome essa carne.

 Trazer imagens do ovo, do filhote, do jovem e do avestruz adulto.

Saber se algum aluno já viu um avestruz de verdade e se já comeu também.

Se gostariam de conhecer um e de saborear essa iguaria culinária.

10. Percepção de relações de intertextualidade (no nível temático)

O aluno deverá pesquisar na Bíblia ou na Internet sobre a criação do mundo por Deus ou por outros meios científicos.

 Comparar a leitura da criação do ‘Avestruz’, feita por Mário Prata, com a da religiosa ou científica.

Escrever a respeito e trocar os textos com os colegas para depois debatê-los com a professora.

11. Percepção de relações de interdiscursividade (no nível discursivo)

A paródia consiste em escrever um texto, uma poesia, uma letra de música, modificando seu conteúdo. Mário Prata fez isso, em seu texto, ao parodiar a criação do ‘Avestruz” por Deus.

O aluno deverá fazer uma paródia com outros animais ou aves ou anfíbios, como: o ornitorrinco, a girafa, o polvo, o hipopótamo, o tucano, enfim, com qual quiserem, como nos moldes do autor.

Sentarão em duplas, escreverão, desenharão e lerão os textos para a sala.

A dupla responsável pelo texto mais criativo e engraçado ganhará um prêmio.

12. Percepção de outras linguagens

O aluno deverá gravar, no celular, sons e imagens de animais.

 Primeiro, ele senta-se com um colega e apresenta um som emitido por um animal ou ave, e o outro colega precisa descobrir qual é.

 Depois, troca-se o parceiro. Quanto à imagem, ele pode trazer animais dando à luz, acariciando-se, lutando, alimentando-se.

Escrevem uma crônica sobre esses sons e imagens visualizados.

13. Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas

Perguntar ao aluno se ele sentiu prazer em ler o texto.

Se riu ao ler certos trechos.

Se se sentiu chocado com a maneira com que o autor ‘brinca’ com Deus, ao chamar-lhe a atenção por criar um bicho tão esquisito.

Se gostaria de ler mais crônicas do autor.

Se teria a curiosidade de conhecê-lo pessoalmente ou de escrever uma carta a ele.

14. Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos

Escrever as impressões sobre o texto lido e fazer um comentário contra ou a favor da brincadeira meio debochada com que ele se dirige a Deus.

Será que ele foi ético ao escrever com essa linguagem debochada? Ou você não concorda com que ele tenha se portado assim?

Qual a crítica que você faria a Mário se o encontrasse pessoalmente em uma palestra em sua escola?

Escreva essa crítica, troque com os outros colegas e debata com o professor mediador.

15. Propostas de discussão/debate

Apresentar o filme "Os pinguins do papai" (Jim Carrey).

Reflexões advindas do filme, tais como a diversidade dos seres e a possibilidade de convivência (relativa?) com os animais.

16. Avaliação

- Os alunos apresentarão em grupos os resultados de seus trabalhos;

- Proposta de criação de um blog para socialização das experiências de leitura, pesquisas, sugestões de outras leituras, etc.

17. Autoavaliação

Autoavaliação do trabalho do aluno e do professor.

Troca de sugestões para aprimoramento do trabalho e inserção de novas leituras (inclusive, interdisciplinares, devido às associações com outras disciplinas – Ciências, por exemplo - advindas do texto estudado).

MÓDULO 3 – GRUPO 3 - Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Língua Portuguesa   
 
 
.