segunda-feira, 17 de junho de 2013

"Avestruz" de Mário Prata - Situação de Aprendizagem



                                        Texto AVESTRUZ, de Mário Prata

PROPOSTA DE SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – Atividades fundamentadas nas estratégias de leitura (Rojo: 2004)

1. Verificação de hipóteses e do conhecimento de mundo do aluno

Fazer uma sondagem sobre o conhecimento do aluno a respeito das aves. O professor contribuirá com seleção prévia de materiais sobre a ave “avestruz” e os demonstrará em sala, de modo a buscar um aprofundamento do conhecimento do aluno, solicitando, para tanto, uma pesquisa posteriormente.

Perguntar sobre possíveis filmes assistidos, cuja temática é sobre animais, particularmente, aves.

2. Antecipação de conteúdos do texto (Segundo Rojo, essa etapa traduz a predição de conteúdos ou propriedades dos textos)

Perguntar aos alunos como seria um texto cujo título é “Avestruz” (nessa etapa, exemplificamos diversos gêneros textuais, no sentido apresentado por Schneuwly (1994), como “um (mega)instrumento para agir em situações de linguagem”.

O aluno levantará hipóteses sobre o conteúdo do texto a ser lido, bem como sobre a forma do texto, o que fará que ele não fique preso a cada palavra do texto.

3. Checagem de hipóteses

O aluno, durante a leitura do texto, estará checando - confirmando ou desconfirmando – as suas hipóteses.

4. Localização e comparação de informações

É possível extrair do texto informações sobre as características da ave em questão?

Quais são os principais acontecimentos que constituem o enredo?

5. Busca de generalização

Conclusões gerais sobre a história e os fatos apresentados, caracterização de personagem, a partir de suas ações, e do narrador, com base na condução da narrativa.

6. Inferências locais

Estudo do vocabulário, da expressão latina (nome científico), enfim, de palavras desconhecidas, através de estratégias de inferência (contexto imediato do texto) e do significado já construído.

7. Inferências globais

Verificação de implícitos ou pressupostos do texto, através de pistas do autor, da significação já construída e dos conhecimentos de mundo. Exemplos seriam a relação do avestruz com a comercialização e a referência religiosa sobre a criação dos seres em geral, que são apontados no texto.

8. Recuperação do contexto de produção do texto

Pesquisa da biografia de Mário Prata.

 Em qual veículo de comunicação ele escreve?

Quais os tipos de textos são mais escritos e para que público?

 Seus textos são mais de suspense, de humor, de amor? Sua linguagem é rebuscada ou simples?

Suas mensagens são positivas ou negativas?

9. Definição de finalidades e metas da atividade de leitura

O aluno fará uma pesquisa sobre o ‘Avestruz’: em que país ele é mais encontrado; como é seu habitat; quanto custa o quilo de sua carne; qual a classe econômica que consome essa carne.

 Trazer imagens do ovo, do filhote, do jovem e do avestruz adulto.

Saber se algum aluno já viu um avestruz de verdade e se já comeu também.

Se gostariam de conhecer um e de saborear essa iguaria culinária.

10. Percepção de relações de intertextualidade (no nível temático)

O aluno deverá pesquisar na Bíblia ou na Internet sobre a criação do mundo por Deus ou por outros meios científicos.

 Comparar a leitura da criação do ‘Avestruz’, feita por Mário Prata, com a da religiosa ou científica.

Escrever a respeito e trocar os textos com os colegas para depois debatê-los com a professora.

11. Percepção de relações de interdiscursividade (no nível discursivo)

A paródia consiste em escrever um texto, uma poesia, uma letra de música, modificando seu conteúdo. Mário Prata fez isso, em seu texto, ao parodiar a criação do ‘Avestruz” por Deus.

O aluno deverá fazer uma paródia com outros animais ou aves ou anfíbios, como: o ornitorrinco, a girafa, o polvo, o hipopótamo, o tucano, enfim, com qual quiserem, como nos moldes do autor.

Sentarão em duplas, escreverão, desenharão e lerão os textos para a sala.

A dupla responsável pelo texto mais criativo e engraçado ganhará um prêmio.

12. Percepção de outras linguagens

O aluno deverá gravar, no celular, sons e imagens de animais.

 Primeiro, ele senta-se com um colega e apresenta um som emitido por um animal ou ave, e o outro colega precisa descobrir qual é.

 Depois, troca-se o parceiro. Quanto à imagem, ele pode trazer animais dando à luz, acariciando-se, lutando, alimentando-se.

Escrevem uma crônica sobre esses sons e imagens visualizados.

13. Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas

Perguntar ao aluno se ele sentiu prazer em ler o texto.

Se riu ao ler certos trechos.

Se se sentiu chocado com a maneira com que o autor ‘brinca’ com Deus, ao chamar-lhe a atenção por criar um bicho tão esquisito.

Se gostaria de ler mais crônicas do autor.

Se teria a curiosidade de conhecê-lo pessoalmente ou de escrever uma carta a ele.

14. Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos

Escrever as impressões sobre o texto lido e fazer um comentário contra ou a favor da brincadeira meio debochada com que ele se dirige a Deus.

Será que ele foi ético ao escrever com essa linguagem debochada? Ou você não concorda com que ele tenha se portado assim?

Qual a crítica que você faria a Mário se o encontrasse pessoalmente em uma palestra em sua escola?

Escreva essa crítica, troque com os outros colegas e debata com o professor mediador.

15. Propostas de discussão/debate

Apresentar o filme "Os pinguins do papai" (Jim Carrey).

Reflexões advindas do filme, tais como a diversidade dos seres e a possibilidade de convivência (relativa?) com os animais.

16. Avaliação

- Os alunos apresentarão em grupos os resultados de seus trabalhos;

- Proposta de criação de um blog para socialização das experiências de leitura, pesquisas, sugestões de outras leituras, etc.

17. Autoavaliação

Autoavaliação do trabalho do aluno e do professor.

Troca de sugestões para aprimoramento do trabalho e inserção de novas leituras (inclusive, interdisciplinares, devido às associações com outras disciplinas – Ciências, por exemplo - advindas do texto estudado).

MÓDULO 3 – GRUPO 3 - Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de Professores de Língua Portuguesa   
 
 
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