Texto “AVESTRUZ”, de Mário Prata
PROPOSTA DE SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM – Atividades
fundamentadas nas estratégias de leitura (Rojo: 2004)
1. Verificação de
hipóteses e do conhecimento de mundo do aluno
Fazer uma sondagem sobre o conhecimento do aluno a respeito
das aves. O professor contribuirá com seleção prévia de materiais sobre a ave
“avestruz” e os demonstrará em sala, de modo a buscar um aprofundamento do
conhecimento do aluno, solicitando, para tanto, uma pesquisa posteriormente.
Perguntar sobre possíveis filmes assistidos, cuja temática é
sobre animais, particularmente, aves.
2. Antecipação de
conteúdos do texto (Segundo Rojo, essa etapa traduz a predição de conteúdos
ou propriedades dos textos)
Perguntar aos alunos como seria um texto cujo título é
“Avestruz” (nessa etapa, exemplificamos diversos gêneros textuais, no sentido
apresentado por Schneuwly (1994), como “um (mega)instrumento para agir em
situações de linguagem”.
O aluno levantará hipóteses sobre o conteúdo do texto a ser
lido, bem como sobre a forma do texto, o que fará que ele não fique preso a
cada palavra do texto.
3. Checagem de
hipóteses
O aluno, durante a leitura do texto, estará checando -
confirmando ou desconfirmando – as suas hipóteses.
4. Localização e
comparação de informações
É possível extrair do texto informações sobre as
características da ave em questão?
Quais são os principais acontecimentos que constituem o
enredo?
5. Busca de
generalização
Conclusões gerais sobre a história e os fatos apresentados,
caracterização de personagem, a partir de suas ações, e do narrador, com base
na condução da narrativa.
6. Inferências locais
Estudo do vocabulário, da expressão latina (nome científico),
enfim, de palavras desconhecidas, através de estratégias de inferência
(contexto imediato do texto) e do significado já construído.
7. Inferências globais
Verificação de implícitos ou pressupostos do texto, através
de pistas do autor, da significação já construída e dos conhecimentos de mundo.
Exemplos seriam a relação do avestruz com a comercialização e a referência
religiosa sobre a criação dos seres em geral, que são apontados no texto.
8. Recuperação do
contexto de produção do texto
Pesquisa da biografia de Mário Prata.
Em qual veículo de
comunicação ele escreve?
Quais os tipos de textos são mais escritos e para que
público?
Seus textos são mais
de suspense, de humor, de amor? Sua linguagem é rebuscada ou simples?
Suas mensagens são positivas ou negativas?
9. Definição de
finalidades e metas da atividade de leitura
O aluno fará uma pesquisa sobre o ‘Avestruz’: em que país ele
é mais encontrado; como é seu habitat; quanto custa o quilo de sua carne; qual
a classe econômica que consome essa carne.
Trazer imagens do ovo,
do filhote, do jovem e do avestruz adulto.
Saber se algum aluno já viu um avestruz de verdade e se já
comeu também.
Se gostariam de conhecer um e de saborear essa iguaria
culinária.
10. Percepção de
relações de intertextualidade (no nível temático)
O aluno deverá pesquisar na Bíblia ou na Internet sobre a
criação do mundo por Deus ou por outros meios científicos.
Comparar a leitura da
criação do ‘Avestruz’, feita por Mário Prata, com a da religiosa ou científica.
Escrever a respeito e trocar os textos com os colegas para
depois debatê-los com a professora.
11. Percepção de
relações de interdiscursividade (no nível discursivo)
A paródia consiste em escrever um texto, uma poesia, uma
letra de música, modificando seu conteúdo. Mário Prata fez isso, em seu texto,
ao parodiar a criação do ‘Avestruz” por Deus.
O aluno deverá fazer uma paródia com outros animais ou aves
ou anfíbios, como: o ornitorrinco, a girafa, o polvo, o hipopótamo, o tucano,
enfim, com qual quiserem, como nos moldes do autor.
Sentarão em duplas, escreverão, desenharão e lerão os textos
para a sala.
A dupla responsável pelo texto mais criativo e engraçado
ganhará um prêmio.
12. Percepção de
outras linguagens
O aluno deverá gravar, no celular, sons e imagens de animais.
Primeiro, ele senta-se
com um colega e apresenta um som emitido por um animal ou ave, e o outro colega
precisa descobrir qual é.
Depois, troca-se o
parceiro. Quanto à imagem, ele pode trazer animais dando à luz, acariciando-se,
lutando, alimentando-se.
Escrevem uma crônica sobre esses sons e imagens visualizados.
13. Elaboração de
apreciações estéticas e/ou afetivas
Perguntar ao aluno se ele sentiu prazer em ler o texto.
Se riu ao ler certos trechos.
Se se sentiu chocado com a maneira com que o autor ‘brinca’
com Deus, ao chamar-lhe a atenção por criar um bicho tão esquisito.
Se gostaria de ler mais crônicas do autor.
Se teria a curiosidade de conhecê-lo pessoalmente ou de
escrever uma carta a ele.
14. Elaboração de
apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos
Escrever as impressões sobre o texto lido e fazer um
comentário contra ou a favor da brincadeira meio debochada com que ele se
dirige a Deus.
Será que ele foi ético ao escrever com essa linguagem
debochada? Ou você não concorda com que ele tenha se portado assim?
Qual a crítica que você faria a Mário se o encontrasse
pessoalmente em uma palestra em sua escola?
Escreva essa crítica, troque com os outros colegas e debata
com o professor mediador.
15. Propostas de
discussão/debate
Apresentar o filme "Os pinguins do papai" (Jim
Carrey).
Reflexões advindas do filme, tais como a diversidade dos
seres e a possibilidade de convivência (relativa?) com os animais.
16. Avaliação
- Os alunos apresentarão em grupos os resultados de seus
trabalhos;
- Proposta de criação de um blog para socialização das
experiências de leitura, pesquisas, sugestões de outras leituras, etc.
17. Autoavaliação
Autoavaliação do trabalho do aluno e do professor.
Troca de sugestões para aprimoramento do trabalho e inserção
de novas leituras (inclusive, interdisciplinares, devido às associações com
outras disciplinas – Ciências, por exemplo - advindas do texto estudado).
MÓDULO 3
– GRUPO 3
- Melhor Gestão, Melhor Ensino - Formação de
Professores de Língua Portuguesa
.
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